"O que é que a música e a economia têm em comum? Muito mais do que aquilo que pensamos. Em Rockonomics, que chega às livrarias na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, Alan B. Krueger explica-nos, de forma inteligente e acessível, que os economistas podem aprender muito com a indústria musical.
Baseando-se em entrevistas com membros de bandas de topo, executivos, managers e promotores e recorrendo às informações mais recentes sobre receitas, direitos de autor, serviços de streaming e vendas de merchandise, Rockonomics conduz os leitores pelos bastidores da indústria musical para mostrar como esta realmente funciona: quem ganha dinheiro e quanto, e de que maneira a economia da indústria musical sofreu uma transformação radical nas últimas décadas.
Krueger responde a perguntas frequentes: como é que uma canção se torna popular? E como pode um novo artista alcançar o sucesso na atual economia «tudo-para-o-vencedor»? Como podem os músicos e demais trabalhadores ganhar a vida na economia digital?
Segundo o ex-Presidente dos Estados Unidos da América Barack Obama, esta obra é «uma voz essencial numa vasta gama de questões económicas.»
Críticas internacionais:
«Uma mente absolutamente brilhante. A perfeita definição de equilíbrio entre os lados esquerdo e direito do cérebro!»
Quincy Jones, músico e produtor discográfico
«Rockonomics entretém, educa e esclarece. Alan B. Krueger leva-nos numa visita guiada pelos bastidores da indústria da música, criando, assim, uma metáfora brilhante da nossa economia. Extremamente recomendado.»
Harlan Coben, autor de Não Desistas, n.º 1 da tabela de vendas do New York Times
«Leia este livro – quer seja um apreciador de rock, quer, como eu, ache que os Beatles e os Stones foram as últimas bandas de qualidade. Leia-o, porque Alan B. Krueger faz com que o tema pareça divertido e mostra como este 0,1 % da economia americana ilustra magistralmente as mudanças que se avizinham nas economias americana e global.»
Daniel S. Hamermesh, professor jubilado do Barnard College e autor de Spending Time e Beauty Pays
«A indústria musical tem percorrido um caminho tortuoso, mas Alan B. Krueger reconstitui a sua história de uma maneira inteligente e acessível. Rockonomics contém lições que vão para além da indústria musical. Por isso apertem os cintos e preparem-se para a viagem.»
Donald Passman, advogado e autor de All You Need to Know About the Music Business
«Se gosta de música (soubemos que seriam precisas seis vidas inteiras para se ouvir uma vez todas as músicas já compostas), de ver os bastidores (digressões, streaming, scalping) e de conhecer as histórias por detrás das histórias (como Reginald Dwight conheceu Bernie Taupin e se tornou Elton John), então rock on! Ou, neste caso, RockOnOmics!»
Andrew Tobias, autor de The Only Investment Guide You’ll Ever Need
«Por acaso formei-me em Economia. Anos depois cruzei-me com um antigo colega que me perguntou o que andava a fazer. Disse-lhe que era gestor promocional de rock para rádio na Mercury Records. Ele respondeu-me: “Que desperdício de formação.” Espero que ele leia Rockonomics para perceber que eu não falhei por completo.»
Cliff Burnstein, cofundador, com Peter Mensch, da Q Prime, a empresa de management dos Metallica e dos Red Hot Chili Peppers"
0 Comentários