O Projecto:
O projeto CELA (Connecting Emerging Literary Artists) abre o palco europeu a uma nova geração de criadores literários. Permite uma cooperação transnacional intensiva entre talentosos escritores, tradutores e profissionais literários europeus em início de carreira. No decurso do projeto, os participantes enfrentam algumas das mais exigentes realidades da nossa era — de fraturas cada vez mais acentuadas na Europa a um setor editorial em mudança — e põem-nas em perspetiva, partilham o seu trabalho e colmatam o fosso que os separa do setor editorial e do público europeu.
As organizações literárias de seis países europeus uniram forças para fundar o projeto de incubação de talentos cela — Connecting Emerging Literary Artists. Partilhamos a necessidade de estabelecer uma infraestrutura sustentável de incubação de talentos para preservar a diversidade da literatura europeia e dar maiores oportunidades a línguas minoritárias.
O projeto proporciona um percurso de dois anos com formação, instrumentos e uma rede que visam tornar possível uma carreira internacional e estabelecer uma prática profissional integrada. Com uma atenção em competências e mobilidade transnacional, incluímos especialmente as oportunidades digitais na literatura, novas formas de os participantes conseguirem emprego e rendimento.
Cada edição do projeto cela decorre durante dois anos. No primeiro ano, as organizações literárias orientam os escritores, tradutores e profissionais literários e proporcionam-lhes um programa multinacional de residências, formação e master classes para os preparar para trabalhar no mercado europeu e para um público internacional. No segundo ano, os participantes são inseridos por via de marketing internacional e campanhas publicitárias, uma digressão por festivais
europeus e apresentações ao público e a profissionais europeus por escritores e tradutores de renome (os nossos embaixadores cela) e organizações literárias.
As organizações literárias de seis países europeus uniram forças para fundar o projeto de incubação de talentos cela — Connecting Emerging Literary Artists. Partilhamos a necessidade de estabelecer uma infraestrutura sustentável de incubação de talentos para preservar a diversidade da literatura europeia e dar maiores oportunidades a línguas minoritárias.
O projeto proporciona um percurso de dois anos com formação, instrumentos e uma rede que visam tornar possível uma carreira internacional e estabelecer uma prática profissional integrada. Com uma atenção em competências e mobilidade transnacional, incluímos especialmente as oportunidades digitais na literatura, novas formas de os participantes conseguirem emprego e rendimento.
Cada edição do projeto cela decorre durante dois anos. No primeiro ano, as organizações literárias orientam os escritores, tradutores e profissionais literários e proporcionam-lhes um programa multinacional de residências, formação e master classes para os preparar para trabalhar no mercado europeu e para um público internacional. No segundo ano, os participantes são inseridos por via de marketing internacional e campanhas publicitárias, uma digressão por festivais
europeus e apresentações ao público e a profissionais europeus por escritores e tradutores de renome (os nossos embaixadores cela) e organizações literárias.
Os autores e tradutores participam em campanhas internacionais, festivais literários em diferentes países e numa rede de trabalho que proporcionará contacto entre todos os participantes.
Kick-Off: Hay Festival Segovia (Espanha), Tinto-no-Branco- Festival Literário de Viseu (Portugal), Book Fest (Roménia), Pisa Book Festival (Itália), Lev-Literatura em Viagem (Portugal), Passa Porta Festival (Belgium), Wintertuinfestival (Holanda) recebem os autores e tradutores do projecto CELA.
Kick-Off: Hay Festival Segovia (Espanha), Tinto-no-Branco- Festival Literário de Viseu (Portugal), Book Fest (Roménia), Pisa Book Festival (Itália), Lev-Literatura em Viagem (Portugal), Passa Porta Festival (Belgium), Wintertuinfestival (Holanda) recebem os autores e tradutores do projecto CELA.
Parceiros:
Booktailors
Escuela de Escritores
Flemish-Dutch House deBuren
Passa Porta
Pisa Book Festival
Wintertuin
Biografia
FABIO GUIDETTI
Ano de nascimento 1983
Nascido Itália
Vive e trabalha em Edimburgo
– Arqueólogo e historiador da Antiguidade
– Doutoramento na Scuola Normale Superiore (Pisa), a mais prestigiada
instituição italiana nas humanidades, com orientação de Paul Zanker
– Autor de O Império Romano em 100 Datas (Della Porta Editori, 2016),
aclamado pela crítica como «uma síntese indispensável para navegarmos
pelos protagonistas, batalhas, acontecimentos políticos, grandes reformas,
arquitetura e obras literárias da Roma Imperial, que continuam a hoje a
influenciar-nos e a atrair-nos»
– Autor de diversas publicações em revistas académicas e volumes editados
no domínio da arqueologia, história antiga, filologia clássica e história da
ciência
www.dellaportaeditori.it/autori/fabio-guidetti/
Sobre Fabio Guidetti
«Sou historiador, arqueólogo e escritor de não-ficção histórica. Para mim, trata-se de uma combinação perfeitamente lógica», diz Fabio Guidetti. Quando o escritor nascido em Itália começa a falar, ainda se encontra de braços cruzados. Ele ainda se encontra à procura de palavras, e, por vezes, olha, inadvertidamente, com ar um pouco sério. Quanto mais fala, mais esta postura se altera. Guidetti dá ares de ser um especialista em todas as frentes, mas é, acima de tudo, um orador apaixonado. «O texto académico é, por definição, um meio de comunicação rígido. O investigador necessita de entrar em detalhes, fazer interpretações de interpretações, e ter em conta os conhecimentos básicos do leitor. Num texto literário, pelo contrário, tudo gira à volta do distanciamento. A língua, a estrutura, a disposição, tudo isto é determinado pela importância da narrativa. Questiono-me sempre: por que razão é que toda a gente tem de saber a história destas pessoas que já morreram?» Guidetti manteve-se, conscientemente, à distância de uma forma fictícia. «Para mim, trata-se de uma questão de eficiência. Não sinto necessidade de inventar histórias. Simplesmente quero contá-las da melhor forma possível. Para além disto, na maior parte das vezes, a realidade é muito mais poderosa do aquilo que eu poderia vir a inventar. «Conhece o filme Kingdom of Heaven, de Ridley Scott?» pergunta Guidetti. Ele começa a falar acerca do filme. Conversa acerca de cruzadas e da última rainha de Jerusalém. Quanto maior o entusiasmo, mais ele levanta os seus ombros. «Sibylle, a rainha em questão, depara-se com um dilema neste filme: ela opta pelo futuro do estado, ou opta pelo amor, e parte com o amante? Na versão cinematográfica, a escolha recai sobre a secunda hipótese, pelo que se chega a um final feliz. Porém, na realidade, aconteceu exatamente o contrário: a verdadeira Sibylle também optou pelo amor, mas devido a esta opção, o seu império desmoronou-se, caindo no abismo. Isto é muito mais poético, ou não?» Os livros do próprio Guidetti são puramente históricos? Por um momento, o autor inclina-se bastante para trás na sua cadeira, como se desaparecesse da conversa por breves momentos. «Não», diz, então. Os autores de não-ficção histórica também criam uma história. «Claro», diz ele, acenando intensamente com a cabeça. «Sim, a versão que crio da realidade também é construída», e bate com o dedo na mesa. «Sem dúvida. Olho para figuras históricas como se fossem personagens. Vou à procura dos seus motivos, das suas vivências. O que é que realmente se passou e por que razão?» Guidetti especializou-se em antiguidade clássica, na época das civilizações grega e romana. Ele formula cuidadosamente a razão de ser deste interesse. «Primeiro que tudo, ainda somos romanos. Eles moldaram a nossa sociedade atual. Eles lançaram as bases de como nós ainda vivemos e pensamos», diz ele, e puxa a gola de sua camisa. «Em segundo lugar, podemos aprender imenso com o período romano. A sua sociedade foi, em grande parte, baseada em igualdade e nos valores universais.» «Tal parece paradoxal, para um povo que se servia de escravos», apressa-se a dizer, como se se estivesse a antecipar às reações indignadas de um auditório. «Isto pode parecer um pouco estranho, mas a forma romana de escravidão não se baseava em raça ou sexo. Na sociedade romana, um bárbaro, alguém de fora da cultura romana, poderia chegar a imperador», e arregala os olhos. «E digo isto literalmente. Os Romanos tiveram reis bárbaros. Na sua visão do mundo, o estranho também era visto como apto. Ainda podemos aprender com isto. Especialmente numa época de problemas de migração e de conflitos culturais.» Guidetti volta a baixar os ombros, desvia o olhar e cruza, novamente, os braços. Aqui, está um escritor com uma necessidade de narração incontrolável e que, acima de tudo, vai à procura do significado de uma história que tende a ser esquecida
Vídeo
FABIO GUIDETTI
Ano de nascimento 1983
Nascido Itália
Vive e trabalha em Edimburgo
– Arqueólogo e historiador da Antiguidade
– Doutoramento na Scuola Normale Superiore (Pisa), a mais prestigiada
instituição italiana nas humanidades, com orientação de Paul Zanker
– Autor de O Império Romano em 100 Datas (Della Porta Editori, 2016),
aclamado pela crítica como «uma síntese indispensável para navegarmos
pelos protagonistas, batalhas, acontecimentos políticos, grandes reformas,
arquitetura e obras literárias da Roma Imperial, que continuam a hoje a
influenciar-nos e a atrair-nos»
– Autor de diversas publicações em revistas académicas e volumes editados
no domínio da arqueologia, história antiga, filologia clássica e história da
ciência
www.dellaportaeditori.it/autori/fabio-guidetti/
Sobre Fabio Guidetti
«Sou historiador, arqueólogo e escritor de não-ficção histórica. Para mim, trata-se de uma combinação perfeitamente lógica», diz Fabio Guidetti. Quando o escritor nascido em Itália começa a falar, ainda se encontra de braços cruzados. Ele ainda se encontra à procura de palavras, e, por vezes, olha, inadvertidamente, com ar um pouco sério. Quanto mais fala, mais esta postura se altera. Guidetti dá ares de ser um especialista em todas as frentes, mas é, acima de tudo, um orador apaixonado. «O texto académico é, por definição, um meio de comunicação rígido. O investigador necessita de entrar em detalhes, fazer interpretações de interpretações, e ter em conta os conhecimentos básicos do leitor. Num texto literário, pelo contrário, tudo gira à volta do distanciamento. A língua, a estrutura, a disposição, tudo isto é determinado pela importância da narrativa. Questiono-me sempre: por que razão é que toda a gente tem de saber a história destas pessoas que já morreram?» Guidetti manteve-se, conscientemente, à distância de uma forma fictícia. «Para mim, trata-se de uma questão de eficiência. Não sinto necessidade de inventar histórias. Simplesmente quero contá-las da melhor forma possível. Para além disto, na maior parte das vezes, a realidade é muito mais poderosa do aquilo que eu poderia vir a inventar. «Conhece o filme Kingdom of Heaven, de Ridley Scott?» pergunta Guidetti. Ele começa a falar acerca do filme. Conversa acerca de cruzadas e da última rainha de Jerusalém. Quanto maior o entusiasmo, mais ele levanta os seus ombros. «Sibylle, a rainha em questão, depara-se com um dilema neste filme: ela opta pelo futuro do estado, ou opta pelo amor, e parte com o amante? Na versão cinematográfica, a escolha recai sobre a secunda hipótese, pelo que se chega a um final feliz. Porém, na realidade, aconteceu exatamente o contrário: a verdadeira Sibylle também optou pelo amor, mas devido a esta opção, o seu império desmoronou-se, caindo no abismo. Isto é muito mais poético, ou não?» Os livros do próprio Guidetti são puramente históricos? Por um momento, o autor inclina-se bastante para trás na sua cadeira, como se desaparecesse da conversa por breves momentos. «Não», diz, então. Os autores de não-ficção histórica também criam uma história. «Claro», diz ele, acenando intensamente com a cabeça. «Sim, a versão que crio da realidade também é construída», e bate com o dedo na mesa. «Sem dúvida. Olho para figuras históricas como se fossem personagens. Vou à procura dos seus motivos, das suas vivências. O que é que realmente se passou e por que razão?» Guidetti especializou-se em antiguidade clássica, na época das civilizações grega e romana. Ele formula cuidadosamente a razão de ser deste interesse. «Primeiro que tudo, ainda somos romanos. Eles moldaram a nossa sociedade atual. Eles lançaram as bases de como nós ainda vivemos e pensamos», diz ele, e puxa a gola de sua camisa. «Em segundo lugar, podemos aprender imenso com o período romano. A sua sociedade foi, em grande parte, baseada em igualdade e nos valores universais.» «Tal parece paradoxal, para um povo que se servia de escravos», apressa-se a dizer, como se se estivesse a antecipar às reações indignadas de um auditório. «Isto pode parecer um pouco estranho, mas a forma romana de escravidão não se baseava em raça ou sexo. Na sociedade romana, um bárbaro, alguém de fora da cultura romana, poderia chegar a imperador», e arregala os olhos. «E digo isto literalmente. Os Romanos tiveram reis bárbaros. Na sua visão do mundo, o estranho também era visto como apto. Ainda podemos aprender com isto. Especialmente numa época de problemas de migração e de conflitos culturais.» Guidetti volta a baixar os ombros, desvia o olhar e cruza, novamente, os braços. Aqui, está um escritor com uma necessidade de narração incontrolável e que, acima de tudo, vai à procura do significado de uma história que tende a ser esquecida
Vídeo
Conto de Fabio Guidetti
o Império Romano em 100 Datas
9
11 de setembro. No final de uma sangrenta batalha que durou mais de três
dias na floresta de Teutoburgo, na Alemanha Setentrional, três legiões
romanas inteiras, comandadas pelo governador Públio Quintílio Varo, são
aniquiladas por uma coligação de populações germânicas chefiada por
Armínio, chefe da tribo dos Queruscos. O choque que a notícia provoca
em Roma é enorme: na sequência da derrota, Augusto decide evacuar
todos os territórios compreendidos entre o Reno e o Elba, conquistados
por Druso e depois por Tibério (os filhos da mulher, Lívia, nascidos do
primeiro casamento com Tibério Cláudio Nero) a partir do ano 12 a.C.,
renunciando ao plano, já iniciado, de os transformar em província romana.
A partir deste momento, e até aos nossos dias, o rio Reno delimitará
definitivamente a fronteira entre o mundo latino e o germânico.
14
19 de agosto. Morre em Nola, na Campânia, o imperador Augusto, com a
idade de setenta e cinco anos e depois de quase quarenta e quatro anos de
governo. Sucede-lhe Tibério, filho do primeiro casamento da mulher,
Lívia, adotado como herdeiro pelo príncipe no ano 4 d.C., depois da morte
de Caio César; na mesma ocasião, Augusto tinha obrigado Tibério a
adotar como herdeiro, por sua vez, o sobrinho Germânico, filho do irmão
Druso. Como legado testamentário, Augusto faz chegar ao Senado uma
série de escritos, entre os quais uma obra autobiográfica, um memorial
destinado a Tibério, contendo uma série de conselhos de governação, e
detalhadas instruções para a sua própria divinização. Afastando-se do
exemplo do pai adotivo Júlio César, Augusto tinha sempre evitado aceitar
honras divinas públicas em vida, reservando para si apenas as póstumas:
após a morte, será então venerado, com o título de Divino Augusto, como
númen protetor da estabilidade de Roma e do seu Império; a divinização,
certificada pelo Senado através de uma disposição especial, será daí em
diante decretada para todos aqueles imperadores que, em vida, tenham
demonstrado ser bons governantes e respeitadores das prerrogativas do
Senado. Da mesma série de documentos faz parte, por fim, uma narração,
redigida pelo próprio Augusto pouco antes da sua morte, dos feitos por si
realizados durante a sua longa carreira: por decisão do Senado, o texto é
publicado, em latim ou em grego, em todas as províncias do Império, com
o título Feitos do Divino Augusto (Res Gestae Divi Augusti). Chegaram-nos
os fragmentos de diversas cópias gravadas em pedra, provenientes
sobretudo das cidades da Ásia Menor, que permitem reconstituir o texto
na íntegra: nele, Augusto apresenta, de forma extremamente sucinta, o
relatório das suas iniciativas políticas e dos seus feitos bélicos, bem como as
honras que lhe foram conferidas pelo Senado e pelo povo romano.
O sucessor Tibério, que se torna imperador com a idade de cinquenta e quatro anos, encontra-se na difícil condição de ter de gerir a pesada herança de Augusto, sem contudo possuir o carisma do predecessor. O seu carácter sombrio e reservado dá azo até a frequentes incompreensões, especialmente com os membros mais influentes do Senado, ao ponto de a historiografia senatorial (representada para nós, em primeiro lugar, pelos Anais de Cornélio Tácito) fornecer um retrato negro deste príncipe, representando-o como um tirano hipócrita e cruel. Esse juízo é, contudo, bastante falto de generosidade quando comparado com a realidade: embora mantendo uma absoluta continuidade com a política de Augusto, Tibério tentará, de facto, dar ao Principado uma dimensão mais «republicana» e procurará constantemente a cooperação com o Senado, participando nas suas sessões, ampliando-lhe as funções administrativas e judiciárias e confiando-lhe a nomeação dos magistrados.
O sucessor Tibério, que se torna imperador com a idade de cinquenta e quatro anos, encontra-se na difícil condição de ter de gerir a pesada herança de Augusto, sem contudo possuir o carisma do predecessor. O seu carácter sombrio e reservado dá azo até a frequentes incompreensões, especialmente com os membros mais influentes do Senado, ao ponto de a historiografia senatorial (representada para nós, em primeiro lugar, pelos Anais de Cornélio Tácito) fornecer um retrato negro deste príncipe, representando-o como um tirano hipócrita e cruel. Esse juízo é, contudo, bastante falto de generosidade quando comparado com a realidade: embora mantendo uma absoluta continuidade com a política de Augusto, Tibério tentará, de facto, dar ao Principado uma dimensão mais «republicana» e procurará constantemente a cooperação com o Senado, participando nas suas sessões, ampliando-lhe as funções administrativas e judiciárias e confiando-lhe a nomeação dos magistrados.
17
26 de maio. É celebrado em Roma o triunfo de Germânico, que no decurso
de diversas campanhas militares para lá do Reno tinha derrotado
repetidamente as tribos locais, conseguindo até recuperar parte das
insígnias perdidas por Varo em Teutoburgo: entre os prisioneiros ilustres
levados para Roma e obrigados a desfilar durante o triunfo encontram-se
também Tusnelda, a mulher de Armínio, e o seu filho recém-nascido.
Neste momento, o jovem herdeiro de Tibério está no auge da
popularidade, em forte contraste com o clima de rancor que rodeia o
príncipe. Logo após o triunfo, Germânico é enviado para o Oriente, para
supervisionar a inclusão no ordenamento provincial romano dos ex-reinos
vassalos da Capadócia, Cilícia e Comagena, cujos soberanos tinham
falecido recentemente; todavia, durante esta missão Germânico entra em
intensa disputa com Gneu Calpúrnio Pisão, governador da Síria que
Tibério colocara a dar-lhe assistência, e com o qual se cria um contínuo
conflito de competências. Quando, a 10 de outubro de 19, Germânico
morre em Antioquia, com apenas trinta e três anos, de uma doença súbita,
difundir-se-á a suspeita de que tenha sido o próprio Tibério a mandar
envenená-lo, por receio da sua excessiva popularidade, servindo-se de Pisão
como executor material.
No mesmo ano 17 morre o historiador Tito Lívio; originário de
Pádua, de uma família plebeia e de tendências republicanas, é recordado
como autor dos livros Ab Urbe condita (Da Fundação da Cidade), a maior
obra histórica em latim, que narra a história de Roma das origens da cidade
à época contemporânea: desta obra monumental chegaram-nos trinta e
cinco livros, pouco menos de um quarto do número original.
23
Morre em circunstâncias pouco claras Druso Menor, único filho de
Tibério e seu herdeiro natural após o desaparecimento de Germânico. Em
consequência deste luto, o príncipe fecha-se ainda mais em si mesmo:
alguns anos mais tarde, em 27, abandonará definitivamente Roma para se
recolher na sua casa na ilha de Capri, de onde, no entanto, não renunciará a
encarregar-se dos deveres governativos. Nestas circunstâncias, em Roma
assume um cada vez maior poder Lúcio Élio Sejano, que fora escolhido
pelo príncipe para prefeito pretoriano, ou seja, chefe da sua guarda pessoal:
enquanto representante da autoridade imperial na cidade, e aproveitando
da confiança nele depositada por Tibério, Sejano pouco a pouco exautora a
ordem senatorial das suas funções, instruindo processos políticos contra os
opositores e mesmo contra alguns membros da família imperial, até
controlar de facto cada um dos aspetos da vida pública. Tendo finalmente
tomado conhecimento do comportamento de Sejano graças à denúncia de
Antónia, viúva do irmão Druso, Tibério removê-lo-á do cargo, fazendo-o
condenar à morte pelo Senado e executar a 18 de outubro de 31. Nesta
ocasião será finalmente esclarecida também a causa da morte do filho de
Tibério: a ex-mulher de Sejano, Apicata, revelará que fora de facto o
marido a mandar envenenar, oito anos antes, o herdeiro do príncipe, pois
desejava substituí-lo como seu sucessor designado; o assassínio teria, além
disso, sido perpetrado com a cumplicidade de Lívila, mulher de Druso e
amante de Sejano. A queda do poderoso prefeito pretoriano representa o
primeiro caso de conflito aberto entre a autoridade do príncipe e o poder
gerido por um alto funcionário militar: uma circunstância que se repetirá
mais vezes nos séculos vindouros, frequentemente dando origem a
verdadeiras usurpações que verão prevalecer ora uma, ora outra parte.
29
18 de março. Em vésperas dos festejos da Páscoa hebraica, o governador da
Judeia, Pôncio Pilatos, a pedido do Sinédrio de Jerusalém, ordena a
condenação à morte por crucificação de um dirigente religioso local, Jesus
de Nazaré: trata-se de um profeta que conseguiu atrair um vasto séquito,
sobretudo entre as classes mais humildes, e que os sacerdotes do Templo
consideram perigoso, uma vez que propõe uma interpretação das
expectativas messiânicas do povo hebreu em sentido pauperístico e
potencialmente subversivo. Contudo, a condenação e a execução de Jesus
não detêm os seus discípulos, que, guiados pelo seu braço-direito, Pedro,
começam a difundir os ensinamentos do mestre e o anúncio da sua
ressurreição dos mortos junto das comunidades hebraicas da Palestina e da
Síria.
37
18 de março. Morre em Miseno, com a idade de setenta e sete anos, o
imperador Tibério: mal a notícia chega a Roma, o povo reage com
manifestações de alegria; entretanto o Senado elege como novo príncipe
Caio, de vinte e quatro anos, o mais novo dos filhos varões de Germânico e
o único sobrevivente dos processos organizados por Sejano. O jovem é
cognominado Calígula, ou seja, «pequena cáliga»: a cáliga era um tipo de
calçado fornecido ao exército romano, e que Caio, crescido entre os
militares, se habituara a usar desde criança. Caio, pouco acostumado aos
delicados equilíbrios que regiam o compromisso institucional ideado por
Augusto e mantido por Tibério, exibe desde o início um estilo de governo
inspirado mais em formas de realeza do que no regime de Principado,
instaurando de facto uma monarquia de tipo helenístico, semelhante à que
Roma tinha experienciado oitenta anos antes, durante a ditadura de Júlio
César. Se, por um lado, se traduz em disposições que obtêm grande
aceitação popular, como a amnistia e as distribuições gratuitas de
alimentos e dinheiro, por outro falta o vínculo com as tradições
republicanas garantido pela respeitosa colaboração entre o príncipe e o
Senado, que é mantido numa posição de clara inferioridade. Isto provoca
uma crescente intolerância para com o príncipe entre a classe aristocrática,
que no decurso de poucos anos levará à conspiração que lhe custará a vida.
A atitude despótica de Caio é coerente com uma concepção divina do
poder imperial: Caio, como Júlio César antes dele, aceita de facto ser
venerado em vida como uma divindade, promovendo até o culto da
própria pessoa também por parte dos membros do Senado, prática que os
seus predecessores tinham cuidadosamente evitado encorajar. Durante
toda a primeira época imperial, e pelo menos até ao início do século IV, o
governo de Roma oscilará constantemente entre os polos opostos do
principado e da monarquia, e cada um dos imperadores, à vez, interpretará
o seu papel como o de supremo magistrado de uma república ou de um
autocrata com poderes divinos.
41
24 de janeiro. O imperador Caio é morto, aos vinte e oito anos, numa
conspiração palaciana, com a mulher Cesónia e a filha recém-nascida.
Enquanto o Senado debate entre escolher, no seu seio, um novo príncipe
ou restaurar a ordem republicana, os soldados da guarda pretoriana
proclamam imperador (depois de o ter feito sair das salas onde se havia
escondido) o único varão sobrevivo da família imperial: o quinquagenário
Cláudio, irmão mais novo de Germânico, que até então se livrara de todas
as conspirações por ser considerado por todos como inapto para os
assuntos de governo. O novo príncipe, de facto, é afligido desde o nascimento por disfunções que o deixam coxo e gago, e por este motivo
sempre se manteve à margem da vida pública, dedicando-se ao estudo e em
particular à elaboração de obras históricas e arqueológicas. Contrariamente
às expectativas, Cláudio revelar-se-á um político hábil e um excelente
administrador, reconduzindo o Principado à esteira da tradição augustana,
mas fazendo suas também algumas instâncias surgidas durante a
traumática experiência de governo do sobrinho Caio. A mais importante
novidade do principado de Cláudio é a criação de um sistema
administrativo centralizado e eficiente que depende diretamente do
príncipe, ultrapassando de facto as tradicionais magistraturas republicanas.
Deste modo, reduz-se a margem de discricionariedade e de clientelismo
com que os senadores estavam habituados a gerir os cargos públicos,
também porque grande parte dos novos burocratas são personagens de
condição social mais baixa, cavaleiros ou escravos alforriados, dos quais
Cláudio pode esperar fidelidade e obediência maiores do que as
demonstradas pelas poderosas famílias senatoriais. Inicia-se, portanto,
neste período o gradual processo de exclusão dos senadores do governo
efetivo do Império, que se concluirá mais de dois séculos depois. Além
disso, Cláudio dá um renovado impulso às obras públicas, com a
construção de novos aquedutos e de um novo porto na foz do Tibre, e
retoma a expansão territorial do Império: o ordenamento provincial é, de
facto, alargado a diversos ex-estados vassalos (Mauritânia, Lícia, Judeia,
Trácia) e dá-se início à conquista da Britânia, que será concluída quarenta
anos mais tarde, durante o principado de Domiciano.
Tradutor
ANA CRISTINO
Ano de nascimento 1973
Nascida Portugal
Vive e trabalha em Coimbra, Portugal
– Licenciatura pré-Bolonha em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Inglês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
– Pós-graduação em Tradução pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
– Pares de línguas de trabalho: inglês, italiano, francês e espanhol > português e português > inglês
0 Comentários