O Chefe de Estação Fallmerayer
Novela de Joseph Roth chega hoje às livrarias
A Assírio & Alvim publica hoje a novela O Chefe de Estação Fallmerayer, de Joseph Roth, um dos mais importantes escritores de língua alemã do séc. XX, com tradução do alemão e introdução cronológica de Álvaro Gonçalves.
Escrita no exílio francês em 1933 e publicada no mesmo ano em Amesterdão, esta obra conta a história da invulgar paixão vivida por um vulgar chefe de uma estação de caminhos de ferro situada a
poucos quilómetros de Viena.
SINOPSE
Fallmerayer, casado e com duas filhas, pouco fazia senão, dia após dia, ver passar os comboios expresso a uma velocidade vertiginosa em direção ao Sul, que para ele era sinónimo do mar, do sol, da liberdade e da felicidade. Após um curto período de férias com a família e consequente regresso à sua minúscula estação, um trágico acidente ocorrido ali perto muda radicalmente o curso da sua vida. O destino fá-lo cruzar-se com uma das vítimas do acidente, uma condessa russa casada. Deslumbrado com a mulher desconhecida, dá-lhe guarida e cuida dela enquanto esta recupera do trágico acidente. Passados alguns dias, a condessa, recomposta, vai-se embora, «deixando em todas as divisões e particularmente na cama de Fallmerayer um aroma indelével de pele da Rússia e de um perfume indescritível».
SOBRE O AUTOR
Joseph Roth nasce em 1894 em Brody (Galícia Oriental). Após ter feito a formação primária e secundária nesta cidade, continua os estudos universitários em Lemberg e, posteriormente, em Viena.
Participa na Primeira Guerra Mundial. A partir de 1918, trabalha como jornalista e cronista, primeiro em Viena e depois em Berlim. De entre vários romances e novelas escritos na Áustria e no exílio, destacam-se Job e A Marcha de Radetzky. Enfraquecido pelo consumo excessivo de álcool e não resistindo a uma pneumonia, morre em 1939, no Hôpital Necker (hospital parisiense destinado aos pobres).
0 Comentários