O livro
Uma vez trouxe um leitão para o estúdio. Noutra, foi uma torta gigante e o respectivo pasteleiro. Com um discurso pedagógico e simples e dotes de entertainer, Marcelo Rebelo de Sousa democratizou o acesso à opinião esclarecida e massificou um produto de nicho. Durante 15 anos, a sua aparição dominical tornou-se a medida-padrão do comentário televisivo. Ainda hoje, nenhum comentador escapa à comparação, nenhum media ou político ignora a força do formato.
Mas quem são os sucessores do “Professor”? Como encaram a sua função e que temas privilegiam? Por que motivo tão poucos são mulheres? Que espaços têm à disposição? Com que distribuição partidária? Este livro analisa a evolução do comentário político na televisão portuguesa. Que é como quem diz, o “efeito Marcelo”.
A autora
Rita Figueiras é doutorada em Ciências da Comunicação, Professora Associada da Universidade Católica Portuguesa, onde leciona na licenciatura, mestrado e doutoramento em Comunicação. O seu trabalho centra-se na relação entre os media e o poder, desenvolvendo investigação na área da Comunicação Política, Economia Política dos Media e Jornalismo Político. Tem uma vasta obra sobre o comentário e os comentadores.
A apresentação 19.02 | 17h | Livraria da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa Apresentado por Diogo Queirós de Andrade Moderado por Carla Caldeira (Centro de Estudos de Comunicação e Cultura UCP)
|
0 Comentários